APAE Pedreira APAE Pedreira

(19) 3893-1096

(19) 3852-1904

Atuação

ESCOLAR

FASE I - ENSINO FUNDAMENTAL
Atende educandos com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoio pervasivo, oferece programas educacionais especializado com currículo adaptado, educação física adaptada, visando o desenvolvimento global dos alunos e suas potencialidades nos aspectos: intelectual, sócio-afetivo,físico, motor, promovendo ações da família e da comunidade e inclusão social. O sistema de trabalho envolve Currículo Funcional e Natural, integração sensorial, comunicação alternativa, projetos, atividades para o desenvolvimento de habilidades sociais, adaptativas e atividades de vida diária e prática com apoio terapêutico de equipe multidisciplinar, atuando como agente facilitador no processo ensino-aprendizagem.

FASE II - SÓCIO-EDUCACIONAL
O atendimento socioeducacionais é ofertado aos alunos que apresentam necessidades especificas dado ao grau de comprometimento físico e intelectual, onde as atividades realizadas proporciona o desenvolvimento das habilidades de vida prática e diária, utilizando o Currículo Funcional Natural realizando adaptações curriculares adequadas promovendo sua independência e autonomia .

 

SAÚDE

Os serviços de atenção à saúde são realizados visando à habilitação e reabilitação neuro sensorial e motora da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. O atendimento é de ação continuada, realizado por equipe multiprofissional, de forma individual e/ ou grupal, contribuindo para ampliação de potencialidades laborais, independência, inclusão social e qualidade de vida dos atendidos.

Fisioterapia

O atendimento fisioterapêutico na APAE tem por objetivo a prevenção, reabilitação motora a integridade de órgãos, sistema ou função, através de recursos específicos estimula as potencialidades possibilitando uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência que tem indicação deste atendimento.
Orienta as famílias conforme necessidade na continuidade dos exercícios, posicionamentos adequados e alongamento, A fisioterapeuta também indica cadeiras adaptadas, órteses e outros. Visando complementar os atendimentos de fisioterapia.

Fonoaudiologia

O trabalho de fonoaudiologia atua na assistência a pacientes com comprometimentos neurológicos, e cognitivos, desenvolve a prevenção, diagnostico e terapia fonoaudiologica, estimulação da aquisição do desenvolvimento da fala e linguagem (oral/escrita), adequação de tônus, mobilidade e motricidade dos órgãos fonoarticulatórios, comunicação alternativa, oferece orientação familiar proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem estar físico e emocional.

Hidroterapia

A hidroterapia tem como valor efetivo a reabilitação dos alunos, relaxamento muscular, desenvolvimento neuropsicomotor, proporcionando numerosos benefícios fisiológicos, terapêuticos e psicológicos. Este tratamento é indicado para aqueles usuários que podem ser beneficiados com a terapia na água (aquecida) sendo um agente facilitador onde potencializa as habilidades dos alunos para realizar as atividades de maior grau de dificuldade.

Psicologia

Tem como objetivo auxiliar na formação da personalidade, construção do conhecimento, na elaboração do pensamento proporcionando o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Nutrição

A área da nutrição tem como objetivo coordenar a cozinha e o cardápio, avaliar os usuários quanto ao peso e altura, com o objetivo de diagnosticar o sobrepeso ou desnutrição e atuar no controle dos alimentos ingeridos.

 

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social atua em apoiar e orientar as famílias para estabelecimento de metas de aquisição e aprimoramento de habilidades sociais, afetivas e comportamentais mais adequados a realidade de cada contexto sociofamiliar, acompanhamento clínico, está capacitado sob o ponto de vista teórico e técnico a investigar, formular, gerir executar, avaliar e monitorar programas projetos e políticas sociais que visam a prevenção, defesa e garantia dos direitos humanos, visando o pleno desenvolvimento da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade.


CENTRO DE CONVIVÊNCIA 
Este programa visa o apoio ao envelhecimento, abrange a clientela adulta e idosa (maturidade), assegurando à pessoa com deficiência Intelectual e múltipla da autonomia, independencia  e condições de vivenciar situações que gerem bem estar físico, mental e ocupacional, garantindo assim qualidade de vida.

© Todos os direitos reservados - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PEDREIRA 2024

Compartilhe:

© Todos os direitos reservados - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PEDREIRA 2024