APAE Pedreira APAE Pedreira

(19) 3893-1096

(19) 3852-1904

NOTÍCIAS & EVENTOS

Fique informado das últimas notícias e eventos

Interação e inclusão social ditaram o VI Festival de Atletismo da APAE de Pedreira

sexta, 20 de abril de 2018

Por André Gobi

 

Vários são os exemplos de como o esporte pode ser uma importante ferramenta no processo de inclusão social. E neste 20 de abril, a APAE de Pedreira promoveu um evento de grandes proporções não somente estruturais, mas também sociais com o seu VI Festival de Atletismo, já tradicionalmente realizado no Estádio Municipal Wanderley José Vicentini e no Clube Náutico Joaquim Carlos, em Pedreira.

A organização se superou para o evento deste ano e reuniu 12 APAES de toda a região: Águas de Lindoia, Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Jaguariúna, Itapira, Mogi-Mirim, Sumaré, Paulínia, além da anfitriã, compareceram com alunos e comissão composta por professores e coordenadores.

Estiveram presentes também os representantes do Poder Executivo Municipal, prefeito Hamilton Bernardes Junior e o vice-prefeito Fábio Polidoro, além dos representantes das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, e de Educação, Valdir Carlos Volpato e Mariangela de Oliveira Rodrigues, respectivamente, uma vez que todas as edições contaram com importante apoio da Prefeitura Municipal, tanto na organização estrutural quando com fornecimento de alimentação e outros itens necessários para a realização.

“Como prefeito, é uma alegria muito grande auxiliarmos entidades que têm demonstrado trabalho no dia a dia, que vemos o comprometimento tanto da direção quanto dos professores. É uma alegria que Pedreira tenha uma entidade deste tipo e que a prefeitura possa participar com a APAE, que é uma entidade fundamental”, disse o prefeito Hamilton Bernardes.

Ainda sobre a importância de um trabalho conjunto entre os profissionais da entidade e dos poderes públicos, a professora de Educação Física da APAE de Pedreira, e organizadora do Festival, Bianca Carbonato, agradeceu os envolvidos no evento. “Temos que agradecer a toda a logística interna da APAE e também a externa, além dos apoios que nos ajudam com muita coisa”

Um dos pontos altos do Festival é reunir várias APAES, que mesmo enfrentando dificuldades, estiveram juntas para promover lindos momentos de alegria e interação por meio da prática esportiva. Este foi um fato ressaltado pelo presidente da APAE de Pedreira, Ancelmo Cargano. “Sabemos da situação do País, que dificulta um pouco as coisas, e também há a situação pela qual as APAES estão passando, então vemos isto (a reunião das APAES no evento) como um caso principalmente de amor, perseverança e o desejo de integrar todos num mesmo movimento, provando que o nome da APAE é muito forte e quando nos unimos para fazer o bem, tudo acontece. Temos que agradecer o empenho de todos, pois este evento começou pequeno e a cada ano só cresce”, destacou Cargano.

O secretário de Esporte e Lazer, Carlos Volpato, destacou a gratificação do evento e a importância de sua continuidade. “Sempre apoiamos essas iniciativas da APAE. É gratificante ver todos esses alunos especiais da cidade e da região praticando esportes, por isso mais um ano apoiamos e queremos que seja continuado por muitos anos”, declarou Volpato.

 

Um festival onde todos são vencedores

 

O propósito do Festival, claro, é estimular o a inclusão social por meio do esporte e o desenvolvimento das capacidades motoras dos alunos, mas devido à proporção, tornou-se um marco da interação entre as APAEE, que muitas vezes estão próximas na questão geográfica, mas acabam não interagindo e realizando este intercâmbio de experiências.

“Prezamos sempre pelo melhor para nossos alunos e esforço nunca faltará para participar de eventos como este. E a integração é sempre importante. Estamos tão próximos (cidades participantes e Pedreira), a poucos quilômetros e às vezes parece que estamos em pontos opostos do Brasil, muitas vezes por deficiências financeiras que o País apresenta, mas estamos sempre superando na vontade e por amor às crianças”, disse Felipe Tonom, professor de Educação Física da APAE de Paulínia.

Dura todo o dia foram realizadas diversas atividades e disputadas as seguintes modalidades serão: 50 e 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, lance livre. Ao todo, são esperados cerca de 130 competidores, divididos nas seguintes categorias: infantil, juvenil, adulto, máster. O almoço com todas as delegações se deu nas instalações de APAE de Pedreira, onde a equipe responsável pela cozinha preparou uma deliciosa refeição.

No fim, além de proporcionar a prática de esportes e desenvolver as habilidades dos alunos participantes, o Festival de Atletismo se solidifica, ano após ano, como uma plataforma de sociabilização, integração e demonstração de amor ao próximo.

“É de extrema importância para os alunos no âmbito social, para a coordenação física, motora, essa socialização entres as APAEs que vêm, apoio dos professores, então é um projeto que nunca podemos parar. É um projeto que deu certo e podemos ver a felicidade estampada no rosto de cada um dos alunos”, completou Bianca Carbonato.

Todos os alunos participantes receberam medalhas pela participação e as delegações receberam um troféu. Assim, se fortalece a mensagem de que todos são vencedores.

A APAE de Pedreira agradece à Prefeitura Municipal de Pedreira, bem como à Secretaria de Esportes e Lazer, à Secretaria de Educação, a todas as APAES que participaram e a todos que, de alguma forma, contribuíram para que este grande evento de inclusão, interação e responsabilidade social ocorresse de forma tão bem-sucedida.

Comente e participe:


© Todos os direitos reservados - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PEDREIRA 2024

Compartilhe:

© Todos os direitos reservados - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PEDREIRA 2024